terça-feira, 12 de maio de 2009

A ARTE DE COMPLICAR por Phill Bitencourt

Tudo é muito mais simples do que nos parece
Quantas vezes ja não nos irritamos quando vemos alguem explicando um assunto facil da pior maneira possivel ,do avesso .
Eu sou uma daquelas pessoas que busca objetividade mas muitas vezes confesso que não me expresso tão claramente quanto gostaria
Como professor, ou melhor, como esta definido na minha carteira de trabalho, "instrutor" da lingua inglesa, sempre tentei me expressar e explicar assuntos com o maximo de clareza e objetividade visando sempre a aplicação, pois de que serve a teoria sem a pratica ?
Aqui expresso minha enorme revolta com professores e instrutores que nao só complicam a vida de alunos mas tambem gastam o precioso e curto tempo de vida que temos para aprender teoria de qualquer que seja o assunto, e sua devida aplicação juntamenta com a analize da mesma !
Estudo musica aqui no Brasil e tratando-se de um assunto tão vasto e delicado, se o instrutor não seguir uma linha de raciocinio com objetividade, abordando assuntos que sigam um padrão gradativo de conhecimento cada vez mais os assuntos vão ficando mais incompletos
Nas aulas escuto dizer sempre que para dominar tal assunto se leva uns 10 anos, e outro assuntos uns 5 anos, a primeira coisa que me vem a cabeca é, porque subestimar a capaciade do aluno ?Quem vai saber se não há algum Bethoven entre os alunos ! A questão é, porque apavorar o aluno dizendo entre aspas, que eles estão atrazados, e que talvez nunca cheguem a dominar tal assunto ao invez de iniciar a ensinar?! Eu vejo isso como PRÉ CONCEITO de Intrutores que tem muita informação, não sabem usa-la ou passa-la e com isso acabam frustrando seus alunos passando informações aleatorias sem objetividade e dizendo-lhes que para entender de harmonia precisa-se de no minimo 10 anos de estudos!
Penso que quando conhecemos outra cultura entendemos melhor a nossa , a mesma coisa com linguas, artes, etc... Somente entendemos alguns apectos da nossa lingua quando conhecemos e comparamos com outras . A mesma coisa se da com a Educação quando é preparada com objetividade e inteligencia conseguimos atingir um nivel de maior exelencia
Fiz esta experiencia quando morei por 2 anos nos Estados Unidos estudando a 9 e 10 seria do ensino fundamental ! A comparação é extrema. Onde em todos os espectos ha uma preparação, uma base profissional do para o proprio Professor que provem de sua propria sala para melhor abordar sua diciplina com total esquema de teoria para pratica!
Lembro-me muito bem porque ainda posso tenho 24 anos , que eu tinha comecado a estudar na Marlboro High em MASS e me encantei com tudo pois tudo ali era muito organizado, difundido e até aula de portugues eu tinha pois o diretor da escola falava portugues fluentemente assim como Italiano, Epanhol , Frances e Alemão alem da sua lingua nativa
Nas primeiras aulas que tive de Biologia ja me encantei, pois a professora falava com tanta clareza que eu entendia a materia toda mesmo sem entender 100% de ingles ainda, tinhamos aulas praticas em sala e na parte de fora da escola quando o dia estava ensolarado e agradavel , Fizemos varias experiencias com diversos tipos de solo ao redor da escola e fizemos uma trilha dentro do caminho que havia ao redor da escola para mapear a biodiversidade local, Efim a materia e a pratica eram tào interessante que todos ali gostariam de saber cada vez mais, aguns professores tem esse dom de dispertar essa chama que fica ali paradinha só esperando alguem disperta-la ! Assim como queremos nos divertir e rir e só aguardamos alguem que nos conte uma piada para poder rir
Isso é somente ( A wake up call ) para quem quizer entender e refletir sobre seus objetivos e metas aqui no planeta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário